Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Magistrado determina que advogado emende petição inicial com mais de 94 mil páginas

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 9 anos

Magistrado determina que advogado emende petio inicial com mais de 94 mil pginas

O juiz Carlos Roberto da Silva, titular da Vara da Fazenda Pública de Itajaí, foi praticamente obrigado a solicitar que um advogado providencie a emenda de sua petição inicial ao constatar que a parte havia protocolado peça com 94.370 páginas.

Trata-se, no caso, de autos de embargos a execução fiscal, com o objetivo de desconstituição de débito. O magistrado, em seu despacho, reconheceu que o Código de Processo Civil dispõe que a petição inicial deverá ser instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação e que, além destes, outros considerados substanciais também devem acompanhá-los.

Porém, ressalvou: "É necessária uma reflexão. Somente são indispensáveis aqueles documentos que constituem pressuposto da demanda e cuja eventual ausência possa ensejar a extinção do processo sem julgamento do mérito". No seu entender, é de causar espanto e perplexidade o extenso e desproporcional volume de documentos que instruem a petição inicial, com suas quase 95 mil páginas. Longe de querer cercear o sagrado direito de defesa, o juiz acredita que seu papel é também zelar pelo andamento célere da demanda e a boa ordem processual.

"Determino a emenda da petição inicial, pois, da maneira como se apresenta, poderá causar embaraços ou dificuldades no julgamento de mérito, comprometendo, inclusive, o pleno exercício do contraditório e ampla defesa", finalizou o magistrado, que estabeleceu prazo de 10 dias para a medida (Autos n. 0302616-05.2015.8.24.0033).

Fonte

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores576
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações189
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/magistrado-determina-que-advogado-emende-peticao-inicial-com-mais-de-94-mil-paginas/178771059

Informações relacionadas

Modelo de Ação de Execução de Título Extrajudicial - NCPC

Iara Caryne Feitosa Silva, Estudante de Direito
Modeloshá 4 anos

Ação de Execução de Título Extrajudicial

Thiago Machado de Moura, Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Exceção de Pré-Executividade contra a Fazenda Pública - Execução Fiscal - Prescrição Intercorrente e Nulidade de Citação Por Edital

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais por Falha e Omissão na Prestação de Serviço - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Picpay Instituicao de Pagamento

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Minha nossa senhora!

Nem o Mensalão chegou a tal, acredito.

Terrae Brasilis me surpreende a cada dia.... continuar lendo

Será que ele tem interesse em eventual prescrição?! continuar lendo

Imagine a dificuldade que foi distribuir essa ação rs.
Hilário. continuar lendo

A terra dos exageros! continuar lendo