Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

TJES - Abandono afetivo: autorizada mudança de sobrenome

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 anos

O juiz da Vara da Fazenda Pública e de Registros Públicos de Cariacica determinou a retificação do nome de uma pessoa, para retirar o sobrenome do pai e substituir pelo sobrenome do avô paterno. O juiz aceitou a alegação do rapaz no sentido de que o uso do sobrenome lhe trazia desconforto e angústia, pois teria sido abandonado pelo seu genitor aos três anos de idade.

Ao entrar com a ação, o autor alegou, ainda, que nunca houve interesse por parte do genitor ou da família dele em manter contato, bem como em construir um laço afetivo. Após o falecimento da mãe, em 2006, ele teria recebido todo o apoio financeiro e afetivo por parte de sua avó materna. Todos os fatos alegados foram confirmados por testemunhas no processo.

De acordo com o entendimento do magistrado, o sobrenome representava uma carga emocional demasiadamente negativa para o requerente. Por outro lado, a mudança do sobrenome não traria prejuízo a terceiros nem à identificação da pessoa. O juiz destacou, ainda, que o nome do pai permanecerá na certidão de nascimento do autor.

O Ministério Público Estadual deu parecer favorável à retificação do sobrenome. “É cediço que o nome é elemento da personalidade, identificador e individualizador da pessoa na sociedade e no âmbito familiar. Somente o indivíduo é capaz de mensurar a satisfação ou constrangimento que o seu nome/sobrenome lhe causa, não sendo dado ao Estado/Juiz desconsiderar a esfera de subjetividade do jurisdicionado, o qual traz ao seu crivo angústias e infelicidades sofridas, buscando delas livrar-se”, concluiu o magistrado, ao determinar a retificação da certidão de nascimento do autor, com relação ao sobrenome.

Fonte: Tribunal de Justiça do Espírito Santo e AASP -http://www.aasp.org.br/aasp/noticias/visualizar_noticia.asp?id=49822&tipo=N

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações284
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjes-abandono-afetivo-autorizada-mudanca-de-sobrenome/356026232

Informações relacionadas

João Leandro Longo, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Ação de Retificação de Registro Civil (alteração de sobrenome)

Camila Torres, Bacharel em Direito
Modeloshá 6 anos

Modelo (Petição de Ação de indenização por dano e abandono afetivo c/c atualização de prestações alimentícias)

Juliana Marchiote , Advogado
Artigoshá 6 anos

Como fazer o reconhecimento de Paternidade Socioafetiva?

Wander Fernandes, Advogado
Artigoshá 4 anos

Da retirada do sobrenome paterno ou materno por abandono afetivo e material.

Wander Fernandes, Advogado
Artigoshá 5 anos

Indenização por Abandono Afetivo de Filho (valores, casos reais, prescrição e cabimento).

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom dia meu nome é Graziele e tenho uma filha de 3 anos que o pai só registrou por que o conselho tutelar obrigou,mais nunca deu assistência a criança e tão pouco procura a criança pra pelo menos ver,e eu casei também a 2 anos e minha filha tem o meu esposo como pai e meu esposo tem ela como filha,gostaria de saber se tenho como tirar o nome desse homem que é o pai que só fez fazer e colocar o nome do meu esposo no registro dela?
Por favor algum advogado pra mim tirar essa dúvida continuar lendo