Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Transportador é condenado por impedir desembarque

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 anos

A Primeira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, ao julgar recurso de apelação (30311/2016), manteve decisão de Primeira Instância que condenou a empresa de transportes Expresso NS Transportes Urbanos Ltda. A indenizar um estudante que teve o seu cartão estudantil recusado pelo aparelho leitor da catraca do ônibus, em Cuiabá.

O estudante, menor de idade, estava uniformizado e a caminho da escola quando teve o cartão estudantil recusado, por ausência de crédito, mesmo tendo sido feita recarga na própria instituição de ensino.

Como o estudante não dispunha de recursos para pagar a passagem de ônibus, foi impedido pelo motorista de desembarcar, tendo que fazer um ‘passeio’ forçado de mais de duas horas e meia até o retorno ao ponto de partida. Situação que somente foi resolvida após a mãe do menor solicitar a intervenção da polícia, com lavratura de boletim de ocorrência.

O relator do recurso de apelação apresentado pela empresa de transportes, desembargador Sebastião Barbosa Farias, destacou que a responsabilidade civil das empresas de transporte coletivo urbano, pelos danos causados a terceiros, é objetiva, isto é, independente da existência de culpa, conforme previsão tanto do art. 37, § 6º, da Constituição Federal, como do art. 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Os julgadores, à unanimidade, mantiveram a condenação da empresa, apenas reduzindo o valor da indenização por danos morais de R$ 12 mil para R$ 10 mil.

A ementa do julgamento foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico nº 9840, que circulou no dia 18 de agosto. Confira AQUI o acórdão.

Fonte - Tribunal de Justiça do Mato Grosso -http://www.tjmt.jus.br/noticias/45466#.V8N3pjUpB44

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações144
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transportador-e-condenado-por-impedir-desembarque/378090443

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)