Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Renovada proibição de funcionamento da torcida Geral do Grêmio

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 anos

O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos renovou a proibição de funcionamento da torcida organizada Geral do Grêmio por 180 dias, contados a partir de hoje (31/8). A decisão tem justificativa no tumulto ocorrido no domingo passado na Arena, durante Grêmio e Atlético/MG, em que briga entre seis ou sete torcedores acabou mobilizando mais de uma dezena em poucos minutos.

Quatro pessoas foram responsabilizadas e punidas já no domingo (veja aqui). Durante o período da suspensão, caberá ao Grêmio manter armazenados e lacrados todo o material utilizado pela Geral e que a identifique. A banda que atua nos jogos, administrada pelo clube, poderá atuar normalmente.

"Os atos de violência estão provados por vídeo", disse o Juiz Marco Aurélio Martins Xavier, "sendo perfeitamente clara a manifestação orquestrada por um dos líderes da torcida Geral, Rodrigo Rysdyk, que teve envolvimento no início dos fatos e foi visto mobilizando um grupo significativo de torcedores ligados á torcida Geral, para praticar novos atos de violência".

O magistrado lembrou o histórico de violência da torcida, e destacou o fato de que a confusão tenha ocorrido poucos dias após assinatura de pacto de pacificação. Advertiu que sanções mais pesadas não serão aplicadas ao grupo em virtude da perspectiva de melhorias nos espaços das organizadas na Arena, promovidos pelo clube a partir de acordo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público.

A decisão do Juiz Marco Aurélio Martins Xavier foi proferida nesta manhã, em audiência que contou com a presença de representantes do MP, do Grêmio, da Arena, da Geral e de torcedor envolvida na briga.

Tumulto e briga

Os vídeos mencionados pelo magistrado integram o processo, e foram feitos com as câmeras de monitoramento do estádio. A ação começa na rampa de acesso às arquibancadas na ala Norte, em que um grupo de torcedores vai ao encontro de outro, em que está Rysdyk. São oito ou nove pessoas de cada lado. Eram cerca de 25 minutos do primeiro tempo do jogo.

Abraços e cumprimentos são trocados, mas logo a cordialidade é substituída pelo que parece ser uma discussão entre o líder da Geral e um dos integrantes do outro grupo. A agressão inicial de Rysdyk, um chute, é seguida de revide por integrantes do grupo rival.

Na sequência de outros vídeos, é possível ver o que o Juiz qualificou de manifestação orquestrada, em que outros integrantes da Geral são mobilizados. Eles voltam a brigar com o grupo da ação inicial. Segundo o integrante que participou da audiência da manhã, esse grupo não forma uma torcida organizada. A movimentação segue por cerca de trinta minutos, até a intervenção da segurança privada do clube, depois reforçada pela Brigada Militar.

A Geral já cumpre suspensão de 180 dias - impedimento de utilizar faixas, bandeiras, instrumentos e uniformes que a identifiquem - desde o final de maio, por conta de tumulto com integrantes da Super Raça no dia 22/5, quando o clube gaúcho enfrentou o Flamengo. Veja detalhes aqui: http://www.tjrs.jus.br/site/imprensa/noticias/?idNoticia=321458.


Fonte - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações113
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/renovada-proibicao-de-funcionamento-da-torcida-geral-do-gremio/379360043

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)