Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

TRT-15ª - 4ª Câmara nega pedido de reclamante que queria de volta o pagamento feito ao seu advogado

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 7 anos

A 4ª Câmara do TRT-15 julgou improcedente a ação movida pelo reclamante que insistiu no pedido de indenização pelas despesas com honorários advocatícios.

De acordo com o relator do acórdão, desembargador Luiz José Dezena da Silva, a concessão da verba honorária na Justiça do Trabalho, nas lides decorrentes de relação de emprego, exige o preenchimento dos seguintes requisitos: "1º) comprovação da insuficiência econômica do trabalhador para arcar com as despesas processuais; e 2º) a assistência prestada pelo sindicato de classe do empregado; tudo de conformidade com o que dispõe o artigo 14 da Lei nº 5.584/70, que rege a matéria", e lembrou que, nesse sentido, o TST pacificou seu entendimento por meio de sua Súmula 219. No caso dos autos, segundo o colegiado, o reclamante "não preencheu os requisitos legais para a concessão dos honorários advocatícios, uma vez que, inequivocamente, contratou advogado particular para a propositura da reclamação trabalhista".

Não bastasse, "ao contrário do que tenta fazer crer o recorrente, não se afigura cabível a indenização civil pelos gastos com o advogado particular nomeado, na medida em que referida verba equivaleria aos próprios honorários advocatícios previstos na lei (CPC, art. 20)", afirmou o acórdão. Em outras palavras, "acolher-se a pretensão deduzida nesta ação seria uma forma de contornar o óbice legal que levou ao indeferimento da verba honorária na reclamação originária", concluiu. O acórdão salientou também que "a contratação de advogado não constitui ato ilícito, o que afasta o dever reparatório", e que "entender-se de forma diversa levaria ao absurdo de reputar ilícita qualquer pretensão resistida questionada juridicamente, sendo que cada ação geraria outra para ressarcimento de verba honorária, e assim por diante, indefinidamente". Por fim, o colegiado registrou que "convém não descurar que as regras contidas nos artigos 389, 395 e 404 do CC não se sobrepõem às disposições específicas contidas na lei nº 5.584/70".

(Processo 0000824-02.2014.5.15.0009 RO)

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região e AASP -

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações81
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-15-4-camara-nega-pedido-de-reclamante-que-queria-de-volta-o-pagamento-feito-ao-seu-advogado/397504965

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)