Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Veículo que apresentou defeito após dez dias de uso gera dano material a consumidora

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 8 anos

A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ condenou concessionária e fabricante de veículos ao pagamento de danos materiais a consumidora que adquiriu um carro zero-quilômetro e não pôde usufruí-lo porque apresentou defeito após dez dias de uso. O valor da indenização será arbitrado em liquidação de sentença. Ela alegou defeitos de alinhamento na carroceria do veículo, mas a concessionária não resolveu o problema.

A autora ressaltou que adquiriu o automóvel para utilizá-lo na entrega de confecções em malha a seus clientes e que, ao não cumprir os prazos contratuais por conta do defeito do carro, teve grandes prejuízos. Em apelação, as rés argumentaram que a autora não era a destinatária final do produto porque utilizava o carro para sua atividade profissional.

O relator da matéria, desembargador substituto Gilberto Gomes de Oliveira, frisou que a empresa e a fabricante que vendem um produto com vícios têm o dever de assumir os danos causados ao cliente. "Dessa forma, a relação de causalidade existente entre o vício apresentado e o resultado danoso experimento pela apelante foi verificada, de modo que é dever das demandadas indenizar a autora pelos prejuízos advindos da aquisição de veículo com defeito, pois tinham a obrigação de garantir a funcionalidade do produto novo posto no comércio", concluiu o magistrado. A decisão foi unânime (Apelação n. 0009386-32.2010.8.24.0011).


Fonte: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações155
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veiculo-que-apresentou-defeito-apos-dez-dias-de-uso-gera-dano-material-a-consumidora/379804337

Informações relacionadas

Jean Pierre, Advogado
Artigosano passado

Comprei um carro com defeitos e quero devolver mas a loja de usados não aceita o que devo fazer?

Thais Fernanda Santos, Estudante de Direito
Artigoshá 8 anos

Posso cancelar uma compra feita em loja física?

Rafael Kolonetz, Advogado
Modeloshá 2 anos

Modelo - Ação de Indenização contra Concessionária

Petição Inicial - TJRJ - Ação de Obrigação de Fazer c/c com Indenizatória - Aquisição de Veículo com Defeito - Procedimento Comum Cível - contra Dalt' CAR Comercio de Veiculos EIRELI

Vitor Guglinski, Advogado
Notíciashá 7 anos

Direito do Consumidor: é legal o prazo de 3 (três) dias para troca de produtos defeituosos

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)