Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Boate Kiss: Tribunal de Justiça mantém condenação do ex-Comandante Regional dos Bombeiros por fraude processual

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 7 anos

Os Desembargadores integrantes da 4ª Câmara Criminal do TJRS decidiram por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (27/10), manter a condenação do ex-Chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional dos Bombeiros de Santa Maria, Major Gerson da Rosa Pereira.

Boate Kiss Tribunal de Justia mantm condenaodo ex-Comandante Regional dos Bombeiros por fraude processual

O caso

No dia 1º/9/2015, o bombeiro foi condenado a seis meses de detenção pelo delito de fraude em documentos relacionados ao inquérito policial que apurou as causas do incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 27/01/2013.

A denúncia do Ministério Público afirma que os bombeiros Gerson da Rosa Pereira e Renan Severo Berleze fraudaram documentos com o fim de induzir a erro o Juiz, assim como os operadores do direito que atuariam na persecução penal do caso. Renan aceitou a proposta do MP de suspensão condicional do processo. Segundo o MP, o major acrescentou o croqui e o cálculo populacional da Boate Kiss ao Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) da casa noturna dias depois da tragédia. O documento se encontrava no 4ºCRB.

Decisão

Na sentença, o Juiz de Direito Ulysses Fonseca Louzada, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca entendeu que os documentos foram acrescentados à pasta depois do incêndio.

Não é crível que justamente a cópia que iria instruir o inquérito policial - de onde sairiam os indiciamentos criminais -, a única cópia autenticada, tenha sido enviada à Polícia Civil sem ter sido conferida, folha a folha, pelo próprio major, afirmou o magistrado. Não é concebível que, inserido no contexto conjecturado, bem como considerada a delicadeza e relevância do caso, tenha a autoridade do corpo de bombeiros agido de maneira descuidada, desatenta, mesmo sabendo das eventuais consequências que poderiam advir da conclusão do inquérito, acrescentou.

Resta claro que o documento seria sim idôneo a enganar juiz ou perito. Afora que um magistrado não necessariamente conhece todas as especificações técnicas de um PPCI (como o tamanho de uma planta baixa por exemplo), podendo muito bem a documentação, da maneira como foi apresentada, induzir em erro.

A decisão do Juiz converteu a pena em prestação de serviços à comunidade e concedeu ao réu o direito de apelar da sentença em liberdade.

Apelação

O Desembargador Aristides Pedroso de Albuquerque Neto, relator do acórdão, narrou que a defesa interpôs recurso de apelação alegando ausência de dolo, crime impossível e pediu a substituição da prestação de serviços à comunidade por pena de multa.

Para o magistrado, a materialidade e a autoria estão amplamente demonstradas através de prova oral e dos demais elementos que constam no processo.

Frise-se, desimporta se a conduta do réu produzir o resultado esperado. O sucesso ou insucesso no deslinde da ação não descaracteriza o delito de fraude processual, o qual não exige, para sua consumação, resultado naturalístico.

Assim, como na sentença em 1ª instância, os magistrados mantiveram a pena de seis meses de detenção, em regime aberto e a conversão da pena em prestação de serviços à comunidade.

Acompanharam o voto do relator o Desembargador Julio Cesar Finger e o Juiz de Direito convocado ao TJ Mauro Borba

Proc. 70067152033

Fonte - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações338
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/boate-kiss-tribunal-de-justica-mantem-condenacao-do-ex-comandante-regional-dos-bombeiros-por-fraude-processual/400209351

Informações relacionadas

Claudio Suzuki, Advogado
Artigoshá 11 anos

Aspectos penais e processuais penais da tragédia de santa maria (rs)

Notíciashá 8 anos

Justiça mantêm prisão de PMs acusados de homicídio e fraude processual

Flavio Viana, Advogado
Notíciashá 5 anos

Caso Neymar: Najila Trindade é indiciada pelos crimes de extorsão, denunciação caluniosa e fraude processual.

Petição - TJSP - Ação Fraude Processual

Petição - Ação Fraude processual

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)