Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Idosos ludibriados em transferências de imóveis para filho e nora serão indenizados

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 7 anos

A 2ª Câmara Civil do TJ confirmou sentença que condenou um homem e sua companheira ao pagamento de indenização por danos morais aos pais e sogros do casal, após transferências fraudulentas de imóveis em prejuízo dos idosos.

Os demandados terão de pagar R$ 20 mil em favor das vítimas, ludibriadas ao transferir os bens - três apartamentos - para a nora por suposta necessidade de viabilizar reformas nos imóveis e escapar de possível execução fiscal por inadimplemento. A Justiça identificou "vício de consentimento" na origem das transações.

O desembargador Sebastião César Evangelista, relator da apelação, disse que o dano moral ficou configurado em virtude do tratamento degradante ocorrido no seio familiar. A ação tramitou em comarca do sul do Estado.

Segundo os autos, após as transferências, os aluguéis das salas passaram diretamente para a nora, que, além de não devolver os bens conforme prometera, ainda passou a ignorar as necessidades básicas dos idosos, inclusive em momentos de privação absoluta de recursos econômicos.

A câmara concluiu que os pais e sogros, após avançada idade, foram vítimas de abandono material e afetivo por parte do filho e da nora, além de dilapidação patrimonial perpetrada no seio familiar, o que indubitavelmente conduz ao aludido abalo moral. Os argumentos do casal foram todos rechaçados, entre eles a preocupação com possível transferência dos bens via doação a igrejas evangélicas. "O grau de reprovabilidade da conduta é alto", concluiu Evangelista. A decisão, que desfez os negócios e arbitrou danos morais, foi unânime.

Fonte - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e Associação dos Advogados de São Paulo - http://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/idosos-ludibriados-em-transferencias-de-imoveis-par...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações172
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosos-ludibriados-em-transferencias-de-imoveis-para-filho-e-nora-serao-indenizados/440808888

Informações relacionadas

Daniela Cabral Coelho, Advogado
Artigosano passado

Anulação de venda de imóvel feita por idoso com Mal de Alzheimer (ou qualquer enfermidade mental que prejudique o entendimento)

Ariane Angioletti, Advogado
Artigoshá 4 anos

Idosos: Limite de idade para atos da vida civil

MGF Advogados, Advogado
Artigoshá 5 meses

Idosos e Incapacidade Legal: Quando um Idoso é considerado Incapaz?

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Art. 129

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Direito Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)