Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Figurinhas ou cards importados devem ser devolvidos ao proprietário por serem objetos de colecionador

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 7 anos

A 8ª Turma do TRF1 deu provimento ao agravo de instrumento interposto contra a decisão, do Juízo da 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, que indeferiu a antecipação dos efeitos da tutela para que fossem restituídos objetos importados ao proprietário, ora autor. No caso, tratava-se de “cartas de jogo Magic” que o agravante portava ao retornar de viagem aos Estados Unidos da América.

Argumenta o recorrente ser ilegal a apreensão quanto à pena de perdimento tendo em vista cuidar-se de bem de uso pessoal na condição de colecionador das respectivas “cartas de jogo magic” e jogador de Magic The Gathering. O agravante retornava ao Brasil após participar de campeonato do gênero em Seatle, nos dias 6, 7, e 8 de novembro. Por isso, o autor trazia toda sua coleção, construída desde 1997 e ainda incompleta.

Além de não de se tratar de importador para fins comerciais, e assim não restar caracterizada a irregular operação de importação, às “mercadorias” objeto de apreensão aplica-se o regime de imunidade tributária prevista no art. 150, VI, d, da Constituição Federal. O relator, desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, ao analisar o caso, apontou que, de acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a imunidade tributária prevista no art. 150, VI, d, da Constituição Federal também é aplicável a cromos adesivos, figurinhas ou cards por serem a essência da publicação encadernada e ilustrada, razão pela qual merece acolhimento a pretensão do agravante.

Figurinhas ou cards importados devem ser devolvidos ao proprietrio por serem objetos de colecionador

Nesses termos, o Colegiado, acompanhando o voto do relator, deu provimento ao agravo de para reformar a decisão recorrida e confirmar aquela que deferiu a antecipação dos efeitos da tutela recursal e que determinou a entrega ao autor/agravante, mediante assinatura do termo de fiel depositário, de todos os objetos descritos no Termo de Retenção de Bens objeto da controvérsia até final julgamento do processo originário.

Processo nº: 0020507-55.2016.401.0000/DF

fonte - Tribunal Regional Federal da Primeira Região - http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/decisao-figurinhas-ou-card...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações306
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/figurinhas-ou-cards-importados-devem-ser-devolvidos-ao-proprietario-por-serem-objetos-de-colecionador/451600375

Informações relacionadas

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

33.4. Contratos onerosos (comutativos e aleatórios) e contratos gratuitos - 33. Classificação dos contratos

Lívia Garcia , Advogado
Modeloshá 3 anos

Modelo de Petição Inicial com Pedido de Tutela Antecipada

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)