Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Justiça proíbe veiculação de propaganda

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 7 anos

O Governo do Estado de Minas Gerais está proibido de veicular uma propaganda institucional em que ataca a administração anterior e favorece a atual. A proibição vale igualmente para propagandas que tenham conteúdo similar a esse. A decisão é do juiz Mauro Pena Rocha, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, e foi tomada hoje, 16 de maio, em uma ação popular movida pelo deputado Gustavo Valadares.

De acordo com o pedido encaminhado à vara, o Governo do Estado veiculou a propaganda em meios de grande circulação, nos dias 6, 7 e 13 de maio.

Em seu despacho, o magistrado levou em conta que a publicidade na administração pública é “necessária e se condiciona a limites formais, estabelecidos pelo parágrafo único do artigo 37 da Constituição, quais sejam, caráter informativo, educativo ou de orientação social”.

Entretanto, para o magistrado, “na publicidade juntada aos autos a expressão ‘jeito antigo de governar’ não identifica apenas a pessoa de direito público, ou quaisquer de seus órgãos centralizados ou descentralizados, dos quais emanem os atos, as informações e a publicidade necessária e útil. Também não está apenas divulgando a atividade administrativa em si mesma. Diferentemente, divulga uma forma de governar e em certa medida ataca a administração passada. Assim, desvirtuando da necessária impessoalidade dessas publicações e da respectiva finalidade”.

Para o juiz, a partir do momento em que a publicidade possibilita reconhecimento ou identificação da origem pessoal ou partidária da publicidade, “há, sem dúvida, o rompimento do princípio da impessoalidade determinada no caput do artigo 37 da Constituição, bem como a configuração de promoção pessoal daquele que exerce o cargo público no padrão de sua vinculação com determinado partido político que ensejou sua eleição”.

Fonte - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais - http://www.tjmg.jus.br/portal/imprensa/noticias/justiça-proibe-governo-de-minas-de-veicular-propagan...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações75
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-proibe-veiculacao-de-propaganda/459427339

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)