Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Pais têm garantido pela Justiça indenização de R$ 100 mil por morte de filho após o parto

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 6 anos

Decisão considerou que unidade de saúde localizada em Brasileia não tinha condições para garantir o parto com mais segurança.

O Juízo da Vara Única da Comarca de Epitaciolândia garantiu que os autores do Processo nº 0700560-60.2015.8.01.0004, pais de um recém-nascido morto após o parto, sejam indenizados no valor de R$ 100 mil.

A sentença está publicada na edição nº 6.146 do Diário da Justiça Eletrônico e é de autoria da juíza de Direito Joelma Ribeiro. A magistrada acolheu o argumento apresentado pelos pais de que a unidade de saúde não tinha condições suficientes para realização do parto.

“No presente caso, embora a médica plantonista tenha se utilizado de diversos meios para minimizar o ‘parto laborioso’, restou demonstrado que houve uma sucessão de omissões dos gestores públicos no cumprimento de condições mínimas necessárias para que as mães atendidas no Hospital possam ter seus filhos com um mínimo de dignidade”, afirmou.

Sentença

Ao analisar o caso a juíza de Direito Joelma Ribeiro, titular da unidade judiciária, considerou que houve omissão administrativa do Ente Público requerido. A magistrada observou que o recém-nascido tinha sido encaminhado para Capital por conta do risco de morte que corria. Mas, o neném não sobreviveu.

Segundo asseverou a juíza, “(…) caso o Hospital, tivesse as condições mínimas exigidas pelo Ministério da Saúde, muito provavelmente o recém-nascido teria um parto adequado e com profissionais especializados no atendimento das demandas inerentes a sua condição”.

Fonte: Tribunal de Justiça do Acre e Associação dos Advogados de São Paulo -https://www.aasp.org.br/noticias/tjac-pais-tem-garantido-pela-justiça-indenizacao-der100-mil-por-m...

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pais-tem-garantido-pela-justica-indenizacao-de-r-100-mil-por-morte-de-filho-apos-o-parto/596582677

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Alimentos com Pedido Liminar de Fixação de Alimentos Provisórios

Petição Inicial - TJSP - Ação de Alimentos com Pedido Liminar de Fixação de Alimentos Provisórios C.C Regulamentação de Visita - Carta Precatória Cível

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)