Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Instituição de ensino deve indenizar estudante por cobranças indevidas

Aluna foi cobrada mesmo não estando matriculada.

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 5 anos

A 15ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo condenou uma universidade a indenizar por danos morais estudante que foi cobrada mesmo não estando matriculada na instituição. A reparação foi fixada em R$ 15 mil e os débitos foram declarados inexigíveis.

A autora afirma que procurou a ré em busca de bolsa de estudos através do FIES. Após a negativa do financiamento e sem possuir condições financeiras para arcar com os valores da mensalidade do curso de arquitetura, a apelante teria solicitado o cancelamento da matrícula, mas a universidade continuou cobrando mensalidades e eventualmente inseriu o nome da estudante em cadastros de inadimplentes.

De acordo com a relatora da apelação, desembargadora Lucila Toledo, a instituição de ensino não comprovou a efetiva matrícula da apelante no seu curso de graduação. “Ausente prova da regularidade da contratação, é necessário considerar o débito inexistente”, afirmou a magistrada.

“O prestador de serviços assume os riscos de sua atividade empresarial, não apenas perante seus clientes, mas diante do mercado como um todo. Por isso mesmo, não pode eximir-se de sua responsabilidade legal, quando cause dano ao consumidor”, escreveu a relatora. “É absolutamente pacífico na doutrina e na jurisprudência que a restrição em cadastro de proteção ao crédito, sem fato que o permita, atinge a honra do suposto devedor e causa dano moral indenizável.

Completaram a turma julgadora os desembargadores Elío Estevão Troly e Kleber Leyser De Aquino. A decisão foi unânime.

Apelação nº 1012235-15.2017.8.26.0348

Fonte - TJSP - https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=58443&página=1

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações102
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-de-ensino-deve-indenizar-estudante-por-cobrancas-indevidas/742744748

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)