Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Justiça mantém penhora de patrimônio herdado por Paulo Maluf

Ex-prefeito condenado a indenizar a cidade de São Paulo.

Publicado por Paulo Antonio Papini
há 4 anos

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo negou provimento a recurso contra decisão que penhorou patrimônio herdados por Paulo Maluf de sua mãe. O valor será utilizado para indenizar a cidade de São Paulo em R$ 128,6 milhões, por gastos irregulares durante sua gestão como prefeito.

De acordo com os autos, o ex-prefeito foi condenado em ação popular em razão da utilização do símbolo de sua campanha eleitoral em programas e uniformes de funcionário de órgãos públicos municipais. No decorrer do cumprimento da sentença foi deferida a realização de penhora dos bens deixados pela mãe de Paulo Maluf. O recorrente alega a impenhorabilidade da herança.



Para o relator do recurso, desembargador Carlos Otávio Bandeira Lins, o agravo não comporta provimento pois não houve prova cabal de que a medida afeta a subsistência do ex-prefeito ou de sua família. “A impenhorabilidade absoluta de certos bens e rendas tem como objetivo a garantia do patrimônio mínimo, de modo a assegurar que a execução de dívida encontre limite na dignidade pessoal do devedor. Não se comprova nos autos que este seja o caso em debate”, afirmou.

Segundo o magistrado, mais do que recomposição do erário, a extensão da condenação ao patrimônio pessoal “atende ao interesse público de efetivação das sanções de cunho patrimonial àqueles que praticam atos em detrimento dos mores republicanos, externando sob essa forma a reprovabilidade da conduta e desestimulando a respectiva reiteração”.

Participaram do julgamento os desembargadores José Maria Câmara Júnior e Antonio Celso Campos de Oliveira Faria.

Agravo de Instrumento nº 2013137-20.2020.8.26.0000

Fonte - TJSP - https://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=62074&página=1

  • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
  • Publicações1742
  • Seguidores577
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações121
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-mantem-penhora-de-patrimonio-herdado-por-paulo-maluf/920968297

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)